Lançado em 18 de março de 2014, o Programa Catarinense de Inovação (PCI) conta com eixos voltados à infraestrutura, aos recursos humanos e à atração de investimentos nacionais e internacionais.
A implantação do programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), em parceria que envolve a Secretaria do Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis (SDR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Sebrae, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Rede Catarinense de Inovação (Recepeti).
O modelo prevê a governança de 13 Centros de Inovação pela chamada tríplice hélice, composta por empresas, instituições de ensino e governo – este com status de mediador.
Os Centros de Inovação catarinenses são projetados para comportar ambientes de negócios, espaços de coworking, áreas de pesquisa e desenvolvimento, treinamento, capacitação, show room de produtos inovadores e outras atividades relacionadas à inovação e voltadas à comunidade.